De Posse, Geovana Rodrigues ficou em 1° lugar no concurso nacional de redação da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral



A equipe de jornalismo de Posse entrevistou uma jovem Possense muito inteligente, conheça a Geovana Rodrigues, ela ficou em 1°  lugar no concurso nacional de redação da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral. Confira: 

“Quem é você e como começou a sua vida acadêmica? Algo ou alguém te motivava?”

Sou Geovana Rodrigues Almeida, tenho 19 anos, possensse com orgulho, muitos sonhos e fascínio por desafios. Fui alfabetizada aos cinco anos de idade, em casa, pela minha irmã mais velha, Thairyne, a qual sempre foi minha inspiração. Eu me lembro de vê-la fazendo desenhos tão lindos e resolvendo atividades que, na época, pareciam impossíveis para mim, e eu só desejava aprender e, em algum dia, conseguir fazer também com, no mínimo, o mesmo nível de dedicação. E foi assim que vivi esta palavra: “dedicação”, antes mesmo de entender o seu significado. Concluí o ensino médio no ano de 2022, no CEPMG-Dom Prudêncio, mas também fiz parte do corpo discente do colégio municipal Castro Alves durante parte do ensino fundamental, sendo este o responsável por me apresentar ao universo dos concursos e olimpíadas.

“É o primeiro concurso que você participou e foi premiada ou já havia participado de outros?”
Fui medalhista e agraciada em concursos e olimpíadas de todos os níveis e áreas de conhecimento, como desenho (Agrinho), redação (EJE-TSE, Aipi, Agrinho), geografia (OBG), ciências (ONC) e matemática (OBMEP), sendo a mais recente dessas conquistas, o 1º lugar no I Concurso Nacional de Redação da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, o qual contava com duas categorias: Adolescentes e Idosos. 
O tema do concurso para a categoria adolescente foi "Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil", em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral, e o gênero textual dissertativo-argumentativo.



“Como você ficou sabendo desse concurso?”
Foi a mestra Sara Maria de Souza, minha professora de língua portuguesa, na época, 2022, quem me apresentou o edital do concurso supracitado e me incentivou a participar juntamente a meus colegas de classe. Sou grata pela Sara não só ter me apresentado essa oportunidade, mas também por ter sido crucial no meu caminho até essa conquista, visto que, muito do que aprendi da gramática e da redação, em si, foi com ela.


“Como foi a sua experiência nesse concurso?”
Participar deste concurso foi muito gratificante pra mim, no papel de adolescente, mulher e cidadã, conhecedora do nosso passado marcado de segregações de gênero e luta por direitos, poder representar todo esse ideal da capacidade feminina e das nossas conquistas, por meio da argumentação, da minha liberdade de expressão e do exercício dos meus direitos. Falar sobre democracia é falar sobre conquista, sobre vontade de um futuro melhor e sobre legado. Foi uma experiência única e libertadora.

“O que você acha dessa iniciativa do TSE?”
Quanto à iniciativa do TSE em propor esse concurso, acho uma iniciativa de caráter transformador, haja vista que fomenta o interesse pelo exercício da democracia e do papel de cidadão entre os jovens brasileiros, ao passo que também dá voz a essa parcela que, como já dizia Charlie Brown Júnior, não se sente "levada a sério". Diante disso, dar voz aos jovens, no que tange o assunto da democracia, é libertador, pois nos tira desse lugar de inferioridade que a própria sociedade impõe, por etarismo, e nos oferece a oportunidade e o reconhecimento por mostrarmos nosso conhecimento de mundo, nossos pensamentos e criticidade diante das situações

“O que espera do futuro?”
Espero realizar meus sonhos, orgulhar a minha família e deixar um bom legado para o meu nome, de tal forma que me permita ser autêntica e feliz.

O Diário de Posse parabeniza a jovem e deseja muito sucesso. Realmente é um talento no município de Posse.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse