Em consulta ao site da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (https://indicadores.saude.go.gov.br/public/dengue.html) o Diário de Posse observou que foi confirmado, hoje, 18, a primeira morte em 2024 em decorrência da dengue no município de Alvorada do Norte (GO). No site consta outra morte suspeita e ela segue em investigação.
Além disso, já são 108.558 casos notificados de dengue e desses, 48.764 casos foram confirmados. Em 2023, foram 69.487 casos confirmados durante todo o ano e 124.142 casos notificados. Já o número de notificações nas nove primeiras semanas do ano passado foi de 27.485. Enquanto isso, nas nove primeiras semanas de 2024, o número já ultrapassa a marca de 100 mil casos.
A maior quantidade de mortes está em Anápolis e Luziânia, que juntos os municípios somam 16 óbitos. As outras mortes ocorreram em Valparaíso de Goiás, Uruaçu, Águas Lindas, Aurilândia, Iporá, Cristalina, Goiânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Alto Horizonte, Caldas Novas, Senador Canedo, Ceres, Planaltina, Formosa, São Luíz do Norte, Rialma e Mimoso de Goiás, Alvorada do Norte e Ceres. Ao todo, 19 municípios registraram mortes em decorrência da dengue.
Situação do Nordeste Goiano:
Na primeira posição está o município de Iaciara, com 827 casos confirmados. Em segundo lugar Alvorada do Norte, a cidade registrou 64 casos de dengue. Posse e outros 9 municípios também estão em emergência devido à quantidade expressiva de casos de dengue.