Ministério da Saúde destinará R$ 1 milhão para projeto de plantas medicinais em Alto Paraíso de Goiás

 O Ministério da Saúde anunciou que destinará quase R$ 1 milhão para um projeto de cultivo de plantas medicinais em Alto Paraíso de Goiás, localizado a cerca de 400 km de Goiânia. Este projeto é parte do programa Farmácias Vivas, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e engloba todas as etapas de produção de fitoterápicos, desde o cultivo até a distribuição.

Segundo o Ministério da Saúde, o projeto selecionado é da Secretaria Municipal de Alto Paraíso de Goiás, conhecida por cultivar plantas em sistemas agroecológicos que seguem os princípios da Agricultura Sintrópica. Este método busca recuperar paisagens e produzir alimentos em larga escala sem o uso de agrotóxicos.

A iniciativa visa garantir que os usuários do SUS tenham acesso a fitoterápicos seguros e eficazes, além de promover e reconhecer práticas tradicionais no uso de plantas medicinais. O financiamento será utilizado para diversas fases do projeto, incluindo a articulação, cultivo, processamento, preparação, controle de qualidade, distribuição e capacitação.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem