Desmatamento cai 59% em Goiás no primeiro semestre de 2024

Desmatamento cai 59% em Goiás no primeiro semestre de 2024

Dado é do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado). Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins respondem por 77% da área alcançada por alertas no período



 O desmatamento em Goiás caiu 59% no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (25/07) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Entre janeiro e março de 2023, a área alcançada pelos alertas de desmatamento no Estado foi de 36.819 hectares, com uma média de 7,78 hectares por alerta. No primeiro semestre deste ano, a área foi reduzida para 15.005 hectares, com uma área média de 6,67 hectares por alerta.

Goiás apresentou a maior redução no indicador entre os estados do Cerrado brasileiro. Em contraste, a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) continua a liderar em desmatamento no bioma, respondendo por 77% do total.

Nenhum município goiano figura entre os dez com maior área desmatada no Cerrado em 2024. Os cinco primeiros são Balsas (MA), Ponte Alta do Tocantins (TO), Alto Parnaíba (MA), São Desidério (BA) e Uruçui (PI).

Em setembro de 2023, foi assinado um pacto com representantes do setor produtivo para eliminar a supressão de vegetação ilegal até o fim da década. Em paralelo, houve a contratação de cerca de 100 novos servidores e investimento em tecnologia de monitoramento remoto para fortalecer a fiscalização ambiental. se

No primeiro semestre de 2024, Goiás conseguiu revisar e atribuir responsabilização administrativa a 100% dos alertas de desmatamento recebidos, um feito ainda não alcançado por outros estados.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem