Goiás tem mais de 10 cidades com surto de diarreia aguda; veja lista

Goiás tem mais de 10 cidades com surto de diarreia aguda; veja lista 


 A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás divulgou que mais de dez cidades no estado enfrentam surtos de diarreia aguda. A causa provável é uma bactéria identificada em amostras de água coletadas nos locais afetados.

Segundo a SES, a contaminação pode estar relacionada a poços irregulares presentes em terrenos particulares. A secretaria também está investigando se rios ou outras fontes de água subterrânea, como lixões, podem ter contribuído para o problema.

Os primeiros casos foram registrados em junho de 2024, nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. A análise das amostras de água revelou a presença da bactéria Escherichia coli, que torna a água imprópria para consumo humano.

A cidade de Campos Belos registra o maior número de casos, com 1.130 pessoas afetadas entre junho e agosto. Ao todo, 2.363 casos de diarreia aguda foram confirmados nas cidades em surto. A SES alerta para um possível aumento nos casos nos próximos meses, devido ao clima seco.

Para prevenir a contaminação, a SES recomenda lavar as mãos com frequência, especialmente antes de comer e após usar o banheiro; consumir apenas alimentos bem cozidos e água tratada; e armazenar alimentos em locais protegidos de insetos.

Abaixo, a lista das cidades em surto de diarreia aguda em Goiás:


- Aruanã

- Britânia

- Cachoeira Alta

- Campos Belos

- Cavalcante

- Diorama

- Goiatuba

- Minaçu

- Monte Alegre de Goiás

- Nova Crixás

- Palmeiras de Goiás

- São Miguel do Araguaia


O g1 entrou em contato com as prefeituras dos municípios afetados para saber as medidas adotadas, mas até o momento não obteve resposta.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem