Maracujá, manga e açaí: assistência do Senar Goiás melhora renda de fruticultores de Flores de Goiás

Maracujá, manga e açaí: assistência do Senar Goiás melhora renda de fruticultores de Flores de Goiás

Produtores da região de Flores de Goiás, a 440 km de Goiânia, estão colhendo bons resultados graças ao Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, em parceria com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás. Um exemplo é Edgar Sousa dos Santos, que dedica 3 dos 21 hectares de sua propriedade ao cultivo de maracujá, manga, caju e açaí. 

Com uma vida marcada pelo trabalho no campo e na construção civil em Brasília, Edgar retornou à zona rural após ser beneficiado pela reforma agrária. Em fevereiro de 2022, ele passou a contar com o suporte técnico do Senar Goiás, que o ajudou a melhorar a produtividade e a gestão da sua produção. “Eu comecei com hortaliças, mas me interessei pela fruticultura. A assistência do Senar foi fundamental para melhorar a adubação, o controle de pragas e doenças, e a comercialização dos produtos”, disse Edgar.

Hoje, com o apoio do técnico Álvaro Mota, o cultivo de maracujá já rendeu mais de 10 toneladas de frutas, gerando uma renda bruta superior a R$ 40 mil. Além disso, Edgar e sua esposa Luciana Sousa ampliaram a lucratividade ao processar parte das frutas para polpa. O casal também aposta no cultivo de açaí, com expectativa de colheita a partir de 2025.

O Senar Goiás oferece assistência gratuita a fruticultores e pequenos produtores em todo o estado, tanto na parte de cultivo quanto no beneficiamento das frutas, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no campo.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem