Saneago pede à população para reduzir o consumo de Água em meio à crise hídrica

Saneago pede à população para reduzir o consumo de Água em meio à crise hídrica

Diante da pior estiagem dos últimos 44 anos e da falta de chuvas que já dura quase cinco meses em Goiás, a Saneago alerta para o consumo consciente de água.

O Brasil vive a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em Goiás, não chove há quase 5 meses. Em função disso, a vazão dos rios diminuiu drasticamente. As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. Os sistemas de abastecimento operam dentro da normalidade nos municípios onde atuamos. No entanto, a recomendação à população é de redução no consumo. 

 Comparando a crescente do consumo em Goiânia, nos meses de julho dos últimos cinco anos, o aumento foi de aproximadamente 1.3 bilhão de litros. Por outro lado, o volume de chuvas vem diminuindo ano após ano. 

Publicidade

Ou seja, a demanda por água aumentou, mas os mananciais não se recuperaram na mesma proporção. A atual situação climática afeta diretamente o abastecimento público. Temos o menor índice de desperdício na distribuição de água de todo o Brasil e investimos em melhorias dos sistemas de abastecimento e em ações operacionais, como perfuração de poços e interligação de sistemas. Porém, sem água nos mananciais, não há matéria-prima para captar, tratar e distribuir à população. Por isso, solicitamos que a população utilize água apenas para o essencial. 




Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem