TSE disponibiliza canal para denúncias de desinformação nas eleições municipais de 2024

TSE disponibiliza canal para denúncias de desinformação nas eleições municipais de 2024

Novo serviço permite ao eleitor relatar mentiras sobre o processo eleitoral pelo número 1491, promovendo maior transparência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o SOS Voto, um canal de disque-denúncia para combater a disseminação de mentiras e desinformações relacionadas ao processo eleitoral. O serviço, que está em operação desde o dia 7 de agosto, pode ser acessado gratuitamente por eleitores de qualquer parte do país através do número 1491.

A iniciativa, criada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, visa garantir mais transparência e agilidade no enfrentamento de informações falsas durante as Eleições Municipais de 2024. O canal tem capacidade para receber até mil ligações por dia, com atendentes treinados especialmente para receber e encaminhar as denúncias à Justiça Eleitoral. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Além do atendimento via telefone, o eleitor também pode registrar ocorrências pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Denúncias consideradas válidas serão encaminhadas à Polícia Federal, ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ao juiz eleitoral responsável.

A Anatel, responsável pela disponibilização do número, integra o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), que coordena as ações contra fake news durante o pleito. Segundo a ministra Cármen Lúcia, o serviço é um passo essencial para garantir a integridade do processo eleitoral e está disponível a todos os eleitores brasileiros.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem