ANEEL aprova reajuste tarifário para Equatorial Goiás com aumento médio de 4,33%
Reajuste entra em vigor em 22 de outubro e impacta 243 municípios goianos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Reajuste Tarifário Anual (RTA) para a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A., que resultará em um aumento médio de 4,33% nas tarifas para os consumidores da distribuidora em Goiás. A medida entrará em vigor no dia 22 de outubro de 2024 e afetará cerca de 3,41 milhões de unidades consumidoras em 243 municípios do estado.
O reajuste reflete nos custos de aquisição e distribuição de energia, afetando diferentes perfis de consumidores. Para a alta tensão, que inclui categorias como A1 (acima de 230 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV), os efeitos variam conforme a classe. Já para a baixa tensão, a mudança atinge consumidores residenciais, de baixa renda, atividades rurais e industriais, abrangendo classes como B1 (Residencial e subclasse baixa renda), B2 (Rural e suas subclasses), B3 (comercial, industrial, serviços e outras atividades) e B4 (Iluminação pública).
Existem dois tipos de processos tarifários regulamentados pela ANEEL: a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA). Enquanto a RTP envolve uma análise mais ampla dos custos de distribuição e metas de qualidade, o RTA é aplicado nos anos em que não há revisão tarifária, baseando-se na atualização de índices inflacionários e nos custos com compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais destinados a políticas públicas.