Caiado descarta cobrança em Goiás do novo SPVAT, criado pela União

Caiado descarta cobrança em Goiás do novo SPVAT, criado pela União

Governador critica governo federal por criação do imposto, que substitui o antigo DPVAT, e diz que tributo não será incluído no IPVA no estado

O governador Ronaldo Caiado afirmou nesta quarta-feira (23/10) que o Governo de Goiás não vai cobrar dos motoristas o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que até 2020 era chamado como DPVAT e foi extinto por ação do governo federal. "O Governo de Goiás não vai aderir a essa pouco vergonha e não vai cobrar DPVAT de ninguém", garantiu o chefe do Executivo estadual em vídeo gravado para suas redes sociais.

O DPVAT estava extinto há cinco anos, mas foi recriado, aprovado no Congresso Nacional neste ano e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio. No entanto, o governador de Goiás assegurou que a cobrança do imposto não será incluída junto ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), emitido pelo Detran Goiás. 

"Veja só que absurdo, o governo federal, que não se cansa de criar novos impostos, resolveu agora recriar o DPVAT, aquele seguro obrigatório que era cobrado com o IPVA e que sempre serviu para engordar o bolso de alguns apaniguados do poder", afirmou Caiado.

"Agora eles mudaram o nome e querem que os governos estaduais façam a cobrança de você cidadão, proprietário de veículo. Quero deixar claro uma coisa aqui para todos os goianos: já fiz o compromisso de não aumentar impostos e vamos cumprir”, asseverou Ronaldo Caiado. 

O governo federal estimou na época da tramitação do projeto na Câmara que o seguro anual, por veículo, ficará entre R$ 50 e R$ 60. No entanto, Caiado discorda da cobrança e critica a sede de arrecadação da União. “Se o governo federal está com problema de caixa, que tenha juízo, e trate o dinheiro público com responsabilidade. O que não dá é querer impor mais taxas e impostos aos brasileiros” completou Caiado.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse