Documentário "Mambaí - seu povo e sua história" resgata memórias e identidade cultural do Município
"A pesquisa me disponibilizou mais de 300 imagens antigas, está sendo trabalhoso, mas ao mesmo tempo, gratificante", comemora Júnior Senna.
Mambaí, situada no coração do Cerrado goiano, é um lugar repleto de histórias que ecoam através do tempo. Em um documentário intitulado "Mambaí - seu povo e sua história", o Videomaker Júnior Senna se propõe a explorar as nuances da história local, destacando não apenas os eventos marcantes, mas também as tradições e a cultura que moldaram essa comunidade.
A pesquisa para o documentário teve início em 2023 e levou o videomaker a mergulhar em arquivos históricos e entrevistas com moradores antigos. "A história de Mambaí é rica e muitas vezes esquecida. Quero trazer à tona essas narrativas que fazem parte da identidade da cidade", explica ele.
O documentário apresenta uma visão da história da cidade contada a partir dos relatos de seus moradores.
Além do documentário, um livro está sendo preparado com previsão de lançamento em 2025, sob o mesmo título, mas dando ainda mais espaço aos relatos, cultura, esporte e a beleza natural ao redor de Mambaí, com suas paisagens deslumbrantes e biodiversidade única. "A pesquisa me disponibilizou mais de 300 imagens antigas, está sendo trabalhoso, mas ao mesmo tempo, gratificante", comemora Júnior Senna.
"Mambaí - seu povo e sua história" promete ser mais do que um simples relato histórico; é uma celebração da identidade cultural e um convite para que as novas gerações se conectem com suas raízes. O documentário produzido através de recursos da Lei Paulo Gustavo, está previsto para ser lançado no próximo dia 08/11, num evento de pre-estreia e na semana seguinte será disponibilizado digitalmente com acesso a todos através do YouTube. Para suas exibições públicas conta com o apoio de empresários e comércios locais, entre eles a empresa Leitíssimo, que desde sua instalação tem apoiado projetos que beneficiam a sociedade num todo.
Com este projeto, Júnior Senna espera inspirar um novo apreço pela história de Mambaí e incentivar o diálogo sobre a importância de preservar as tradições locais. "Quero que as pessoas vejam Mambaí não apenas como um ponto no mapa, mas como um lugar cheio de vida, histórias e potencial", conclui.