Homem é Preso por Garimpo Ilegal em Terras Kalunga e Porte de Armas em Cavalcante (GO)
Polícia apreende ouro, armas e pés de maconha em operação contra extração ilegal
Na sexta-feira (25), um homem foi preso em flagrante por suspeita de praticar garimpo ilegal, portar arma de fogo e cultivar drogas em uma fazenda às margens do Rio do Carmo, na Chapada dos Veadeiros, Cavalcante (GO). A operação foi deflagrada pela Delegacia de Minaçu, após investigações apontarem atividades de garimpo e cultivo ilícito no local.
Durante a operação, agentes apreenderam 7,23 gramas de ouro embalados, uma balança de precisão, uma espingarda calibre 36, uma faca, uma foice e cinco pés de maconha. O suspeito recebeu voz de prisão e responderá por garimpagem ilegal, porte de arma e cultivo de entorpecentes.
O Ministério Público Federal (MPF) já identificou 50 áreas invadidas e locais de garimpo ilegal no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Quilombo Kalunga, que abrange Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre. Comunidades locais relatam intimidações de garimpeiros ilegais, que frequentemente usam balsas para acessar o território e observar a comunidade sob o pretexto de atividades de pesca.
O garimpo na área é proibido devido aos danos ambientais, como a contaminação de rios essenciais para o abastecimento das comunidades Kalungas, que dependem diretamente da água dos rios para consumo e preparo de alimentos.