Programa de Fiscalização Ambiental no Oeste da Bahia é finalista do Prêmio Innovare

Programa de Fiscalização Ambiental no Oeste da Bahia é finalista do Prêmio Innovare

Iniciativa se destaca na preservação ambiental da Bacia do Rio São Francisco, sendo reconhecida por sua atuação sustentável e educativa

O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio São Francisco foi anunciado como finalista da 21ª edição do Prêmio Innovare, uma das mais importantes premiações do Brasil, que reconhece iniciativas que aprimoram a justiça. O prêmio, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como tema central em 2024 a sustentabilidade e o meio ambiente, áreas nas quais a FPI se destaca por suas ações de preservação e conscientização.

Desde sua criação, o FPI tem como objetivo proteger o meio ambiente da Bacia do Rio São Francisco, combatendo práticas ilegais como o desmatamento, a exploração de recursos hídricos e a poluição dos rios. A coordenadora do programa, promotora de Justiça Luciana Khoury, comemorou o reconhecimento: "Este é um grande reconhecimento do trabalho conjunto de todas as 95 instituições parceiras, demonstrando a dedicação para a preservação do patrimônio ambiental e a qualidade de vida das comunidades locais".

Criado em 2002, o FPI é uma iniciativa que conta com a participação de várias instituições, incluindo o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o Crea-BA  e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O programa já se expandiu para outros estados, como Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Pernambuco, e promove não apenas a fiscalização de crimes ambientais, mas também atividades educativas em comunidades e escolas.

Em 2020, o programa foi premiado pelo *Conselho Nacional do Ministério Público* (CNMP) por suas políticas voltadas para a preservação ambiental, reforçando seu papel na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Luciana Khoury, coordenadora geral da FPI, declarou que "ser finalista do Prêmio Innovare é um incentivo para continuar integrando órgãos públicos, entidades e comunidades, promovendo justiça socioambiental na Bacia do São Francisco".

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no nordeste goiano e oeste baiano? Siga o perfil do Diário de Posse no Instagram: [@diariodeposseoficial]

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem