MPGO destina recursos e contribui para equipar consultórios médicos e odontológicos na comunidade Kalunga de Teresina de Goiás

 

MPGO destina recursos e contribui para equipar consultórios médicos e odontológicos na comunidade Kalunga de Teresina de Goiás


Teresina de Goiás – Uma tarde marcada por sol forte e grande entusiasmo celebrou uma importante conquista para a comunidade Kalunga Diadema, no município de Teresina de Goiás, na última sexta-feira (6/12). A inauguração de um consultório médico e dois consultórios odontológicos, equipados com recursos doados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), trouxe esperança e melhorias significativas para cerca de 600 moradores, incluindo alunos atendidos na Casa de Apoio Ebenézer.

A ação foi viabilizada pelo projeto Destinação Articulada de Acordos do MP (DAAMP), que destinou mais de R$ 90 mil para a aquisição de móveis e aparelhos modernos, incluindo um equipamento de raio-X. O projeto busca fortalecer entidades sociais cadastradas, como o Instituto Nasce, responsável pelo suporte diário à comunidade desde 2015.

A presidente do Instituto Nasce, Maria Helena de Paiva Moraes Benedeti, destacou o impacto da nova estrutura:

"O consultório anterior era precário e sem condições ideais de atendimento. Agora, com o apoio do MP, conseguimos oferecer um serviço muito mais digno. Cuidar da saúde física é também tratar do emocional, resgatando a autoestima e qualidade de vida das pessoas”.

A solenidade contou com a presença do coordenador da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do MP, promotor Lucas César Costa Ferreira, que reforçou o papel social do Ministério Público:

"Transformar situações desfavoráveis em benefícios para a sociedade é uma das nossas maiores missões. O MP deve atuar onde o Estado, muitas vezes, não consegue chegar, somando esforços com o terceiro setor".

A promotora de Justiça de Cavalcante, Úrsula Catarina Fernandes, que acompanha a região há quase três décadas, ressaltou a relevância dos novos consultórios:

"Esta é uma área isolada, com pouca presença de médicos e dentistas. Essa estrutura significa saúde e vida para a comunidade Kalunga".

Designada para atuar no novo consultório odontológico, a técnica em enfermagem Jase Gonzaga da Conceição, funcionária da prefeitura de Teresina, expressou sua gratidão:

"Como mãe, avó e profissional de saúde, me sinto muito feliz em poder contribuir em um ambiente tão moderno e acolhedor".

Lançado em 2022, o DAAMP visa fomentar projetos sociais por meio de acordos firmados pelo MP. Coordenado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, o programa já conta com 20 entidades cadastradas, sendo que 5 delas atingiram suas metas até novembro de 2024.

A entrega dos consultórios representa mais um avanço na garantia de acesso à saúde para comunidades tradicionais, preservando suas raízes e fortalecendo o desenvolvimento local.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse