Eclipse solar de março: onde será visível?
No próximo sábado, 29 de março, ocorrerá o segundo eclipse solar de 2025. As aparências serão um eclipse parcial, ou seja, a Lua cobrirá apenas uma parte do Sol, sem causar mudanças significativas na luminosidade do dia.
De acordo com a plataforma TimeAndDate , cerca de 814 milhões de pessoas poderão observar o eclipse em sua totalidade, o que representa 9,94% da população mundial. Outros 75,8 milhões de pessoas verão o som de forma parcial, com entre 10% e 90% do Sol encoberto.
Regiões onde o eclipse será visível
O eclipse poderá ser visto em partes da Europa, norte da Ásia, norte e oeste da África, grande parte da América do Norte, norte da América do Sul, Atlântico e Ártico .
Nos países ocidentais, o ápice do aparecimento ocorrerá antes do amanhecer, tornando a observação impossível. No Brasil, apenas o extremo norte do Amapá verá uma pequena fraçãoveja uma pequena fração do eclipse. Em Sucurijuàs 6h20 e , a pontuação às 6h20 e terminará às 6h41 no Parque Nacional do Cabo Orange , com menos de 1% do Sol coberto.
Os melhores locais para observação serão Islândia, Irlanda e Reino Unido , onde uma parte significativa do Sol será descoberta. No noroeste de África , incluindo Marrocos, o eclipse também será visível, mas de forma mais discreta e pela manhã.