Mulher morre após complicações no parto em Posse
Uma mulher de 27 anos(Idade confirmada pela nota do hospital) , identificada como Xayehene, moradora do povoado São Vidal, morreu após complicações durante o trabalho de parto no último domingo, 14 de abril, após sair de Posse a caminho do Hospital de Formosa. Grávida da segunda filha, Xayehene começou a sentir dores durante a madrugada e procurou atendimento inicialmente no hospital de Sítio d'Abadia.
De acordo com relatos da família, após ser atendida no hospital de Sítio d'Abadia, ela foi encaminhada para a unidade de Mambaí, depois foi direcionada ao Hospital Municipal de Posse. Ainda segundo a família, a jovem possuía indicação médica e documentos para realização de parto cesáreo devido a histórico de parto anterior.
No entanto, Xayehene permaneceu em trabalho de parto normal durante todo o dia. Parentes relatam que ela teria pedido, entre gritos de dor, que fosse realizada a cesárea, alegando que poderia morrer. A família acusa o médico de ter forçado o parto e de ter alegado uma dilatação que, segundo enfermeiras, não existia.
Após o parto, ocorrido por volta das 16h, a jovem apresentou grande perda de sangue e foi transferida para receber transfusão em Formosa (GO). Contudo, ela sofreu duas paradas cardíacas durante o trajeto e não resistiu, vindo a óbito em Vila Boa (GO), diz prima.
De acordo com nota do hospital de Posse, a paciente apresentou uma complicação rara e grave conhecida como inversão uterina, provavelmente causada por acretismo placentário. Apesar dos esforços da equipe para estabilizar o quadro e da remoção em ambulância especializada (USA), a jovem não resistiu.
O caso será analisado pela Comissão de Investigação de Óbito.