Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma


Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma

Primeiro pontífice latino-americano, Francisco ficou marcado por seu perfil progressista e trabalho em prol dos mais necessitados.

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell.

O pontífice esteve internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Mesmo debilitado, apareceu em público no sábado (19/4), na Basílica de São Pedro, e no Domingo de Páscoa (20/4) fez uma bênção especial aos fiéis na Praça de São Pedro. Durante sua última aparição, Francisco pediu aos líderes mundiais que superassem o medo e usassem os recursos disponíveis para combater a fome e ajudar os mais necessitados.

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o primeiro papa latino-americano da história. Filho de imigrantes italianos, formou-se em química antes de optar pela vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus em 1958. Ordenado sacerdote em 1969, Bergoglio trilhou uma trajetória de forte liderança na Igreja, tornando-se bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e, em 1998, arcebispo da capital argentina. Em 2001, foi nomeado cardeal por São João Paulo II.

Eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da humildade e do cuidado com os pobres.


Legado

Durante seu papado, Francisco adotou uma postura mais progressista, enfrentando resistência de setores conservadores da Igreja. Ele promoveu reformas internas, enfrentou escândalos de abusos sexuais cometidos por membros do clero e defendeu a inclusão, a solidariedade e o diálogo inter-religioso.

Em 2023, o papa se reuniu com vítimas de abuso sexual em Portugal e criticou duramente a resposta inicial da Santa Sé aos casos. Em 2025, o Vaticano, sob sua liderança, aprovou novas diretrizes para permitir a entrada de homens gays nos seminários, desde que vivessem em castidade.


Saúde Fragilizada

Desde a juventude, Francisco enfrentou problemas respiratórios, tendo inclusive parte de um pulmão removido. Nos últimos anos, o papa conviveu com bronquites recorrentes e dificuldades de locomoção, utilizando cadeira de rodas em muitos compromissos. Em fevereiro de 2025, ele foi novamente internado devido a uma bronquite grave, da qual não conseguiu se recuperar.


O falecimento de Francisco marca o fim de uma era de forte impacto no catolicismo mundial, e o conclave para eleger seu sucessor será convocado nos próximos dias.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse