Hackers causam prejuízo de quase R$ 8 milhões a prefeituras de Goiás em três anos

Hackers causam prejuízo de quase R$ 8 milhões a prefeituras de Goiás em três anos

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques cibernéticos entre 2024 e 2026, acumulando prejuízos de quase R$ 8 milhões, segundo levantamento da Associação Goiana de Municípios (AGM).

As invasões atingiram contas bancárias da Caixa Econômica Federal e afetaram os municípios de Damianópolis, Nazário, Santa Rita do Araguaia, Lagoa Santa, Castelândia, Cromínia e Caçu.

Entre os maiores prejuízos está o de Caçu, onde hackers desviaram R$ 3 milhões em 2025. Desse total, R$ 600 mil foram recuperados, reduzindo a perda para R$ 2,4 milhões. Já em Nazário, o prejuízo chegou a R$ 2,8 milhões, comprometendo o pagamento de fornecedores, médicos e a compra de medicamentos.

De acordo com a AGM, os criminosos agiam rapidamente, realizando diversas transferências via PIX em poucos minutos, muitas vezes durante a madrugada. Em um dos casos, os recursos foram distribuídos para diferentes estados do país por meio de várias transações feitas em sequência.

Os prefeitos dos municípios afetados se reuniram neste mês com representantes da Caixa Econômica Federal, em Brasília, para cobrar providências e buscar formas de recuperar os valores desviados. Até o momento, o banco não se manifestou oficialmente sobre os casos.

A Polícia Federal informou apenas que não divulga detalhes sobre investigações em andamento.

Os ataques acendem um alerta para a necessidade de reforçar a segurança digital nas administrações públicas, diante do impacto direto que esse tipo de crime causa na prestação de serviços essenciais à população.


Descubra mais sobre Diário de Posse

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

POSTAR UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *